sexta-feira, janeiro 13, 2006

Chico-espertismo


Esta tarde, enquanto esperava a minha vez para entrar num eléctrico para visitar a minha mãe, vi o que posso apenas classificar como uma velha safada, com a mania que é chico-esperta. A senhora “mais adulta”, com a maior cara podre, passou a frente de todos os presentes nessa fila, onde se incluíam “mais adultos” que ela, mulheres e homens, nem olhou para trás quando eu exclamei que chico-esperto não tem idade nem sexo (não resisti).

O que temos mais neste país são pessoas chico-espertas, alias há quem diga que na tuga não há outra forma de sobreviver. Eu discordo, até porque temos grande orgulho no nosso chico-espertismo e no nosso desenrascanço. Mas se abrirmos os olhos de vez em quando podemos reparar, que temos muitos irmãos sul-americanos (brasileiros) por cá a mostrar aos tugas que nós até somos fracos em ambos. Quem duvidar que peça ao jovem que lhe serve café no seu canto de reunião lá do bairro, para lhe contar uma ou mais histórias do desenrascanço brasuca que ele tenha visto. Há mais, se nós é que somos chico-espertos, como é que na disneyworld em Miami, existem regras e conselhos especiais para quem vem do Brasil. Ensinam coisas como; Furar fila não se faz, primeiro paga, depois consomem e outras coisas para deixar envergonhado qualquer povo no mundo.

Mas nós, tugas, que estamos em todo lado, que tanto nos orgulhamos de ser os mais em tudo que era melhor não ser: Acidentes rodoviários, festa com mais cerveja bebida por cabeça, mais motas de alta cilindrada por habitante e outros que agora não recordo, é que somos chico-espertos. Por vezes pergunto-me se este país vai melhorar, sem ser proibido beber nas ruas e coisas dessas. Porque noutros países o problema resolve-se com impostos, multas e repreensões por parte do pai, o estado.

6 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente estás a melhorar no que se refere aos erros.
Como tua consciência, tenho que te fazer um pequeno reparo, Disney World não fica em Miami. Não quererás dizer antes Flórida? ou Orlando ? Miami fica a quase 400 km e Orlando a cerca de 40.
Um abraço
Grilo

António_Pinto_de_Mesquita disse...

Boas,
Sim, estrei a falar de Orlando ou Florida, sei que não é o da California, mas o do Atlantico
Abraço.

Anónimo disse...

António

Pode-me ter escapado algum post mas gostava de ouvir a tua opinião sobre o Aeroporto da Ota.


Recomendo também os Blog's
http://despesapublica.blogspot.com/
e
http://grandelojadoqueijolimiano.blogspot.com/

Tenta escrever sem erros para poder ter alguma consideração sobre os teus posts e considerar-te como um verdadeiro Tuga e não um analfabeto ruidoso.

Um abraço
O teu Grilo

I N T E I R O S disse...

Quando forem colocar as vossas poesias, fotos e imagens, sacos encontrados
no momento, coloquem-nos dentro de um ser humano.
Deste modo, o papel ficará protegido da geada nocturna, vulgo cacimba, que
torna o papel molhado, deixando de ser totalmente legível o que se encontra
exposto.

António_Pinto_de_Mesquita disse...

Boas,
Sobre o aeroporto da Ota, tenho ainda demasiadas questões em aberto, se por um lado acho que se trata de despesismo louco, que vamos pagar caro com o nosso dinheiro, pagar para ir de comboio rápido ao aeroporto que deve servir Lisboa e que está quase em Coimbra. Por outro lado Lisboa é a unica capital da Europa que tem o aeroporto internacional dentro da cidade. Lembro ao pensar nisso de um avião da TAM que caiu sobre um bairro residencial em São Paulo. É um tema complexo.

aquelabruxa disse...

é pena é que as pessoas sejam chico-espertas umas com as outras e não com o que realmente interessa... (governo, autoridade, direitos dos cidadãos, positivismo, educar os filhos, civismo, etc).

| Top ↑ |