sexta-feira, dezembro 09, 2005

Aqui tudo se pode


“O Ministério da Saúde vai encerrar serviços de urgência com poucos utentes” quinta-feira 8 de Dezembro 2005 Diário de Notícias.

Há coisas que me espantam cada dia mais. Algum tempo atrás ouvi uma noticia que me revoltou; Falsas urgências vão pagar multa. Falei com conhecidos, falei com familiares, discuti lá no café. Todos pareciam dar razão ao governo, mas eu perguntava se isso não irá aumentar a mortalidade em Portugal. Muitas pessoas não vão ao médico por terem que trabalhar, por não terem dinheiro para o mesmo, ou por pensarem que vai passar. Mesmo assim os serviços de urgências estão cheios de falsas urgências.

Algum tempo atrás fui ao centro de saúde do meu bairro, pedi uma consulta com o meu médico pois quase não podia andar devido a uma infecção no pé(ou algo assim). Disseram-me que sim senhor, que fosse para casa e que voltasse no espaço de três meses. TRÊS MESES, mas estão a oferecer alucinantes nos hospitais? Em três meses podia já não ter pé. Com a nova lei se eu fosse ás urgências de um hospital pagaria multa por isso. No espaço de três meses já seria uma urgência, mas não seria evitável?

O resultado disso é a noticia que se lê acima, vão fechar as urgências. Se bem entendo, ir as urgências sem risco de morte dá multa, como as pessoas tem medo de ir as urgências, estas fecham, e se quisermos ser tratados, esperamos três meses. Correcto?

ESTÃO TODOS LOUCOS ? Ninguém se revolta com esta merda? Todos tem seguros de saúde, que cobre tudo sem seres multado? EU QUERO SER TRATADO NUM HOSPITAL SEM TER QUE ESTAR A MORRER !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

só uma pergunta....

E achas bem ires para uma urgência de um hospital, estando mesmo mal, e teres um série de pessoas à frente que o que têm poderia esperar ou ser resolvido no Centro de Saúde??? Ah, e entretanto estiveste à espera horas, podendo ser atendido mais rapidamente...
Neste país as pessoas vão às urgências dos hospitais quer estejam muito mal ou simplesmente para pedir uma caixa de medicamentos que se acabou nesse dia (e isto também se aplica aos Centros de Saúde).
Está mais do que na hora de alguém acabar com isto!!
Mas atenção, isto não quer dizer que o sistema de saúde esteja nas melhores condições. Isto quer dizer que se está a tentar melhorar!!
Entretanto vou esperando por mais devaneios... sejam eles mais ou menos estranhos...

António_Pinto_de_Mesquita disse...

Boas,
O meu problema é que se tens por exemplo uma infecção em inicio, mandam-te voltar tres meses depois para ver o que é, até lá já podes ter uma infecção generalizada.

aquelabruxa disse...

estão todos doidos, não tenho dúvidas.
num sistema de urgências uma pessoa é atendida imediatamente assim que chega para ser brevemente diagnosticada, para verem qual é o problema (se sangra, se está com asma, se está com dores, etc) e nesse momento, se for urgência fica e espera ou é atendida conforme a urgência da urgência, e se não for urgência pode ir para casa e ser atendida por um médico mais tarde, não urgentemente. é urgente quando alguém está com dores, por exemplo.
se bem me lembro, nos bancos de urgência em portugal fazem esse atendimento imediato para saber o que se passa e depois é que estamos horas à espera. qual é então o problema de irmos à urgência e continuarem a fazer esse pré-atendimento, e depois mandarem-nos embora se acharem que não é urgente (sem multa)?
o governo portugês é corrupto e nojento, não serve os interesses do povo, e se as pessoas vão à urgência é exactamente porque senão têm de esperar 3 meses por uma consulta que devia ser dada em 3 dias. as pessoas são obrigadas a pagar segurança social para não terem direito a ela. devia haver uma revolução, já há muito!

| Top ↑ |